##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Graciete Costa

Abstract

A contabilidade exerce influência e por sua vez é influenciada por uma multiplicidade de agentes, órgãos, instituições e processos, tendo vindo a ser considerada como uma prática social e institucional, não podendo mais ser considerada como um dispositivo neutro que meramente documenta e relata factos da atividade económica (Miller, 1994; Potter, 2005).


Os objetivos das universidades compreendem uma combinação de atividades de investigação, ensino e a interação com a sociedade (Blaxter et al., 1998; Lubbe, 2014; Tucker & Scully, 2020). Assim, os docentes do ensino superior da área da contabilidade, para além do ensino da contabilidade, têm de fazer investigação, a qual possui um peso muito relevante na avaliação do seu desempenho. O ensino e a investigação são, pois, as duas atividades principais das instituições de ensino superior (Glover et al., 2012; Tight, 2016; Tucker & Scully, 2020). Também é frequente os académicos de contabilidade realizarem trabalhos de prestação de serviços solicitados pela sociedade às instituições de ensino superior, potenciando assim uma interligação entre estas e a sociedade (Arquero et al., 2016; Lubbe, 2014).


Os académicos possuem liberdade científica, uma vez que decidem as questões a investigar e os temas a abordar na sua investigação. No entanto, nos últimos tempos, os governos, editores e instituições de ensino e investigação têm exercido maior influência, por meio de práticas de gestão, esquemas de medição e decisões políticas sobre o que pode ser submetido a revistas e o que é valorizado, tendo-se tornado em criadores de limites, e, por sua vez, os académicos em máquinas de produção (Arquero et al., 2016; Guthrie & Parker, 2014).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Section
Extended Doctoral Abstract